top of page
Buscar

Harry Potter: Um fenômeno atemporal

  • Foto do escritor: Jennifer  Souza
    Jennifer Souza
  • 9 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de out. de 2023

" Uma brisa arrepiou as cercas bem cuidadas da rua dos Alfeneiros, silenciosas e quietas sob o negror do céu, o último lugar do mundo em que alguém esperaria que acontecessem coisas espantosas. Harry Potter virou-se dentro dos cobertores sem acordar. Sua mãozinha agarrou a carta ao lado, mas ele continuou a dormir, sem saber que era especial, sem saber que era famoso..." (ROWLING J.K, 1997, Harry Potter e a pedra Filosofal, p. 18)

Em 1991 durante uma viagem de trem entre Manchester e Londres uma ideia nascia e iria tomar forma em breve na cabeça de uma escritora anônima.


De dentro de um quarto de hotel alugado em cima de uma loja de esportes a escritora J.K Rowling pegou papel e caneta e começou a escrever uma das sagas literárias mais famosas do mundo, e tempos mais tarde a saga viraria filme e se tornaria um fenômeno mundial.

A construção da marca

A Warner Bros acertou em cheio ao promover a marca no mercado, desde seu primeiro lançamento em 1997 foram vendidos 450 milhões de livros e seus filmes sempre batendo recorde de bilheteria.


Ao mesmo tempo em que os fãs desse novo e intrigante mundo cresciam, a marca crescia também adicionando produtos e experiências a essa narrativa tão bem escrita.


O sucesso se deve a vários fatores entre eles a forma como a história foi contada, a criação do mundo mágico, o nascimento de um novo esporte conhecido como Quadribol, que inclusive existe hoje em dia no mundo real com times e competições mundiais, a relação conturbada de um menino órfão e sua única família de sangue, a oportunidade de viver uma nova história na escola de Hogwarts e fazer parte de uma grande família como os Weasley, a lealdade e parceria de seus melhores amigos... Uma história com começo, meio e fim mas que continua se repetindo sempre que o fã quiser rever e reler.


O marketing de Harry Potter é um estudo de caso fascinante sobre como construir e promover uma marca de sucesso, a franquia é um rolo compressor de mídia e entretenimento que conquistou os corações e a imaginação de milhões de fãs em todo o mundo, e sua estratégia de marketing desempenhou um papel significativo na construção de sua marca para se tornar atemporal.



Elementos importantes


Marketing multiplataforma: Um dos fatores mais significativos que contribuem para o sucesso de Harry Potter é sua estratégia de marketing multiplataforma, a franquia alavancou tudo, desde livros e filmes até mercadorias e parques temáticos para manter os fãs envolvidos e entusiasmados com a marca, ao longo dos últimos anos no Brasil alguns restaurantes foram inaugurados com toda a temática indo desde a comida, decoração e itens para a venda até a forma de se comportar como uma verdadeira imersão dentro do mundo bruxo.

Apelo emocional: Outro aspecto fundamental do marketing de Harry Potter é seu apelo emocional, a marca criou um senso de comunidade com os fãs, uma sensação de pertencimento dentro daquele mundo magico que ajudaram a construir uma base de fãs leais e apaixonados principalmente usando como estratégia as quatro casas de Hogwarts e evidenciando suas características principais como a astúcia, a coragem, a inteligência e a bravura criando perfis diferentes onde as pessoas pudessem se identificar.

Em 2022 atores, atrizes e diretores do elenco se reuniram no especial "De volta a Hogwarts" para comemorar vinte anos de sucesso do lançamento dos filmes trazendo o clima de emoção e nostalgia.

Promoção cruzada e produtos: A marca também se beneficiou da promoção cruzada com outras marcas e franquias, por exemplo, a série colaborou com a LEGO, a Warner Bros. Studio Tour e a Universal Studios para criar experiências temáticas de Harry Potter que oferecem aos fãs novas formas de interagir com a marca e recentemente o lançamento de seu novo jogo o Hogwarts Legacy atraindo milhares de jogadores pelo mundo.


Diariamente empresas lançam produtos como toalhas, bonés, camisetas, pijamas, canecas, copos, varinhas, bijuterias e uma infinidade de materiais com a temática e o sucesso de vendas é garantido.



No geral, o marketing de Harry Potter tem sido uma aula de como construir uma marca de sucesso. Ao alavancar uma estratégia de marketing bem construída e se aperfeiçoando cada vez mais a franquia se tornou uma das mais bem-sucedidas e amadas de todos os tempos atraindo fãs de todas as idades e despertando sua curiosidade pelo mundo bruxo.


 
 
 

Comentarios


bottom of page