top of page
Buscar

Sardinha tem nome: A estratégia de marketing Gomes da Costa

  • Foto do escritor: Jennifer  Souza
    Jennifer Souza
  • 15 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Em edição especial, a marca Gomes da Costa inovou ao estampar nomes criativos nas embalagens de sardinhas.


A Gomes da Costa é uma marca brasileira de produtos a base de pescados fundada em 1954 no Rio de Janeiro.

No seu mix de produtos esta a sardinha, um produto acessível, com ótimo custo benefício e agora com os mais variados nomes numa edição especial.



Em uma noite preguiçosa de domingo, rolando o feed do Instagram de forma despretensiosa, me deparei com uma postagem sobre a marca, e como uma boa curiosa e entusiasta do marketing fui buscar mais informações e me inteirar do assunto.


Primeiras Impressões

Ao entrar no site da marca, pela primeira vez o banner principal do site deixa a ação em evidência; essa estratégia pode ter como objetivo criar uma conexão emocional com os clientes, tornando o produto mais memorável e único, confesso que mesmo não consumindo sardinhas achei a ideia genial.

A individualização das latas pode gerar curiosidade e engajamento, incentivando os consumidores a compartilharem suas experiências nas redes sociais, assim como foi com a ação feita pela Coca-Cola em 2015, o que pode impulsionar a visibilidade da marca, consequentemente aumentando seu faturamento e conquistando novos clientes.

A iniciativa conta com 75 nomes populares do Brasil, composto por 25% da população estampados em suas embalagens.

O site tem interface intuitiva e conta com uma série de informações que complementam o branding da marca com receitas diversas desde entradas e saladas, até acompanhamentos e pratos principais, e não menos importante seu portfólio completo de produtos contando com linhas premium além de informações importantes e conquistas da marca.



Curiosidades

Ao pesquisar um pouco mais sobre a marca, encontrei algumas informações curiosas e interessantes, entre elas está o pioneirismo na pesca sustentável, contando com mais de 90% da pesca do atum de forma unitária, eliminando o risco de pesca acidental de outras espécies.

A marca também possui certificações de qualidade, garantindo que seus produtos atendam aos padrões exigidos, entre as certificações estão práticas sustentáveis, padrões de higiene e segurança alimentar.


Práticas Sustentáveis

E por falar em práticas sustentáveis, um assunto que está cada vez mais entranhado no novo perfil de consumidor e tende a se consolidar cada vez mais, a marca recebeu uma importante certificação, a do programa Resíduo Zero, onde as ações visam alcançar até 2025 o manejo de 100% dos resíduos sólidos, eliminando o retorno das sobras para os aterros e possui uma sessão de destaque em seu site se comprometendo com as ODS estabelecidas pela ONU para realização das práticas até o ano de 2030.



Qualidade, Sustentabilidade e Branding

Ao buscar informações sobre a campanha e descobrir um pouco mais sobre a marca, que traz em cada latinha um pequeno tesouro do oceano, conta com a história de pescadores habilidosos, de mares navegados e uma celebração a tradição me sinto confortável em compartilhar as informações acima, e acredito na força que as marcas brasileiras possuem ao estimular o seu branding com proposta de valo muito clara, o cuidado ao se posicionar no mercado e na valorização e preocupação com a experiência do cliente.

 
 
 

Comentários


bottom of page